Segundo o pintor americano Alan
Ebnother (1952 - ) “não há nada na pintura além da tinta”. Embora polêmica (e
simplista) a frase define bem a abordagem da Escola Concretista, iniciada nos
anos 1930. Para os concretistas, o abstracionismo deve ser livre de qualquer
associação simbólica com a realidade, pois as linhas e cores já são, em si,
concretas. Assim, o Concretismo busca acabar com a distinção entre forma e
conteúdo, criando uma nova linguagem. Os óleos de Ebnother, caracterizados pelo
impasto, espelham a tônica concretista. A densa pigmentação traz movimento à
pintura de uma forma própria, dando vida à obra – uma vida perceptível,
concreta. A pintura aqui exposta Sem Título é um bom exemplo da arte de Ebnother: densa, intensa, concreta.
According to the American painter Alan Ebnother
(1952 -) "there is nothing to paint, except paint itself." Although
controversial the phrase defines well the Concretist School
approach, initiated in the 1930s. For concretists, the abstract should be free
of any symbolical association with reality, because the lines and colors are
already concrete. So Concretism seeks to end the distinction between
form and content, creating a new language. Ebnother oils, characterized by
impasto, reflect the tone of the Concrete movement. The dense pigmentation
brings movement to the painting in a special way, giving life to the work - a perceptibly concrete life. The painting posted here (Untitled)
is a good example of Ebnother’s art: dense, intense, concrete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário