O
holandês Piet Mondrian (1872 - 1944) desenvolveu uma forma muito característica
de pintura abstrata, influenciada pelo Neo-plasticismo. No final da carreira,
chegou à essência dessa abstração, pintando os quadros aos quais sempre associamos
o seu nome: sobre um pano branco, o pintor traçava uma grade com linhas
verticais e horizontais em preto e nas três cores primárias. Foi, porém, um
longo caminho até chegar ao estilo pelo qual Mondrian passou a ser lembrado. Um
passo importante foi dado em 1917 quando ele se associou ao movimento artístico
holandês De Stijl (O Estilo), fundado
por Theo van Doesburg. O ideal do movimento, também chamado de Neo-plasticismo,
é expressar um novo ideal utópico de harmonia e ordem espiritual. O modo de
fazer isso é por meio do abstracionismo e da máxima redução da forma e da cor.
Mondrian já vinha fazendo experiências nesse sentido. Vista das
Dunas com Praia e Molhes (1909), uma obra de estilo pós-impressionista, já se
afasta do figurativo, indo às fronteiras da nãorepresentacão. Aqui, Mondrian
abstrai as formais reais. Na época em que fez essa pintura, o pintor tinha se aproximado
da teosofia e da antroposofia, o que o levou a ver a pintura como meio de adquirir
conhecimento espiritual. Essa busca por iluminação por meio da pintura o levou a se
aprofundar na exploração das formas abstratas.
Dutchman Piet Mondrian (1872 - 1944) developed a
very characteristic form of abstract painting, influenced by Neo-plasticism. At
the end of his career, he came to the essence of this form of abstract art
painting the pictures which we always associate with his name: on a white background,
the painter drew a grid with vertical and horizontal lines in black and the
three primary colors. It was, however, a long way to get to the style for which
Mondrian is now remembered. An important step was taken in 1917 when he joined
the Dutch art movement De
Stijl (The Style), founded by Theo van
Doesburg. The ideal of the movement, also called Neo-plasticism, is to express
a new utopian ideal of spiritual harmony and order. The way to do this is
through the abstraction and the maximum reduction of shape and color. Mondrian
was already experimenting in this direction. View from the Dunes with Beach
and Piers (1909), a work in
post-impressionist style, goes away from the figurative painting and reaches the
borders of non-representation. Here, Mondrian abstracts the real forms. At the
time that he did this painting, the Mondrian had approached theosophy and
anthroposophy, which led him to see the painting as a means of acquiring
spiritual knowledge. And this quest for enlightenment through painting led him to
deepen the exploration of abstract forms.
Nenhum comentário:
Postar um comentário