A influência de Leonardo, Michelangelo e Rafael foi tanta
que, a partir do início do século XVI todos buscavam imitá-los. Eles tinham, de
fato, estabelecido os parâmetros que guiariam a pintura a partir de então. O
estilo criado pelos pintores que seguiam o roteiro desses três grandes mestres
ficou conhecido como Maneirismo, isto é, à maneira de Leonardo, Michelangelo e
Rafael. Os maneiristas, porém, buscavam ir além dos mestres. Por isso desenvolveram
uma orientação onde prevalece a tensão na composição e o caráter um tanto artificial,
em oposição ao naturalismo renascentista.
El Greco, o apelido de Doménikos Theotokópoulos
(1541 – 1614), foi um dos maiores pintores maneiristas (embora muitos
historiadores da arte o julguem tão único que não o enquadram em nenhuma escola).
Nascido em Creta, treinado na Itália, El Greco foi reconhecido em Toledo, Espanha,
onde se estabeleceu em 1577 e onde permaneceu até a morte. Seu estilo prenuncia
o Expressionismo, com suas figuras alongadas, trêmulas, e uma pigmentação
fantasmagórica ou fantástica. As cores reluzentes aumentam ainda mais a carga
dramática de muitos de seus quadros. Desprezava as convenções de forma e
proporção e acreditava que a graça é a busca suprema da arte. Vista de Toledo, pintado provavelmente
entre 1596 e 1600, traz um dos melhores retratos de céu da arte ocidental. O forte
contraste de cores (das nuvens contra as colinas) causa impacto no espectador e
cria uma atmosfera de tensão e mistério. Além de todas estas e outras qualidades
– as marcas do mestre –, Vista de Toledo também
tem importância histórica: é a primeira paisagem pintada na arte espanhola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário