Os
temas e as cores de Goya são fortes, emocionantes, marcantes como o próprio espírito
da Espanha. Francisco José de Goya y Luciendes (1746 – 1828) é considerado o
último dos grandes mestres e o primeiro dos modernos. Sua obra é, sobretudo, crítica, subversiva.
Mais que pintor e gravurista, Goya é um cronista e comentarista que narra seu tempo
com cores delicadas tornadas violentas. Sua série de gravuras Os
Desastres da Guerra é um protesto contra a violência das guerras
napoleônicas - um macabro retrato do lado obscuro da alma humana. Claramente um
canal catártico para o autor, as gravuras transbordam a raiva com que foram
produzidas. Os trabalhos do final da vida, pintados com tons sombrios em telas
ou nas paredes da Quinta Del Sordo,
entre os quais estão Saturno Devorando um
de seus Filhos, foram considerados essenciais para se compreender a condição
humana nos tempos modernos.
Três de Maio
de 1808, pintado em 1814, celebra a resistência espanhola à invasão de
Napoleão. Reconhecida como uma das primeiras pinturas da era moderna, sua força
emocional a transformou numa imagem arquetípica dos horrores da guerra. Morte
ao amanhecer: a dramática luz que jorra da lanterna postada ao centro, as
linhas retas, duras da postura e dos rifles dos soldados contrastando com a
irregularidade de formas das vítimas, a grandiosidade dos rebeldes e a pequenez
dos soldados, mostrada pela proporção alterada das figuras. A cena ecoa, de
fato, a velha frase de Plauto (254 – 184 a.C.): “o homem é o lobo do homem”. E,
provavelmente, nunca vai deixar de ser.
The themes and colors of Goya are strong,
exciting, striking as the very spirit of Spain. Francisco José de Goya y
Luciendes (1746 - 1828) is considered the last of the great masters and the
first of the moderns. His work is especially critical, subversive. More than a painter
and printmaker, Goya is a portrayer and commentator of his time and he does it with
delicate colors. His series of etchings The Disasters of War is a protest against the violence of the
Napoleonic Wars - a macabre portrait of the dark side of the
human soul. Clearly a cathartic channel for the author, the etchings overflow with the anger with which
they were produced. The work of the end of his life(among which are the famous Saturn Devouring one of his Children), painted in dark tones on canvases or on
the walls of the Quinta del Sordo, are
considered essential to understand the human condition in modern times.
Three of May
1808, painted in 1814, celebrates the
Spanish resistance to Napoleon's invasion. Recognized as one of the first
paintings of the modern era, it has become an archetypal image of the horrors
of war. Death at dawn: the dramatic light that streams from the lantern posted
to the center, the straight lines, the stiff posture and rifles of the soldiers
in contrast to the irregular shapes of the victims, the great size of the rebel
and the smallness of the soldiers, shown by the altered proportion of the figures.
The scene echoes, in fact, the old phrase by Plautus (254-184 BC): "man is
a wolf to man." And will probably
never cease to be.
Nenhum comentário:
Postar um comentário